segunda-feira, 31 de maio de 2010

♥ M M's ♣

 (FUVEST-SP) Um casal de namorados entalhou um coração numa árvore, a um metro do solo. Casaram. Ao completar suas bodas de prata, voltaram ao local. A árvore, agora frondosa, tem o triplo de altura. A que distância do solo está o coração entalhado? Relacione a posição do coração com o crescimento da árvore. *

E ai, o que você responderia?

Acredito que se caísse uma questão parecida no vestiba, imediatamente vocês se lembrariam da aula de hoje, onde de maneira super dinâmica, Jojó exemplificou com o casal M M's da sala, Maria Clara de Oliveira e Murilo.

" Ai Murilo, querendo fazer uma declaração pra Maria Clara, faz um coração no tronco da árvore com M M's escrito dentro. Depois ele dá um chocolate e dá um beijinho com sabor de chocolate. Vinte anos depois, já casados e com seus filhos, um deles pergunta:  '- Papai, como foi que você e mamãe se conheceram? Dai, Murilo vai explicar a estória  deles, e mostra o coração feito na árvore..."

Pergunta: O coração estava abaixo, acima, ou no mesmo local de 20 anos atrás?"

A resposta certa seria que o coração estaria no mesmo lugar, pois a árvore só cresceria em comprimento, na parte de cima. Agora se fosse uma dicotiledônia, cresceria em largura, aumentando o coração, "aumentando o amor". 



* Resposta da questão da Fuvest: A 1 metro de altura. A árvore cresce em comprimento à custa do meristema primário, localizado na região apical.

Na parte inferior, onde foi desenhado o coração, ocorre apenas o crescimento em espessura, à custa do meristema secundário.

(Paula Beatriz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário